Tenho muitos amigos, todos
eles de matizes diferentes; esquerda, direita, centro, punks, anarquistas,
enrolados, esquisitos, etc. Meu perfil ideológico é de esquerda, mais não tenho
nada contra alguém que tenha uma opinião diferente da minha, desde que, não me
ofenda e muito menos espalhe mentiras ou discrimine alguém próximo de mim, seja
por motivos de raça, gênero, orientação sexual e principalmente ideologia política
e partidária. Afinal vivemos numa democracia e ninguém pode ser rotulado como
inferior ou de caráter duvidoso pelos motivos expostos.
Já tenho os meus candidatos
definidos e certamente irei lutar para que tenham uma quantidade de votos
expressivos. E certamente, não irei atrapalhar os outros que estarão fazendo o
mesmo.
Porem existe uma coisa que
vem me irritando profundamente. E não é de hoje, e que eu já fiz muito e depois
de perder boas amizades e levar algumas chamadas de autoridades, eu entendi que
as coisas não funcionam como a gente acha que é. É essa tal mania de as pessoas
ficarem se digladiando nas redes sociais, seja para defender um ponto de visita
ou um partido qualquer.
Como disse anteriormente,
todo mundo é livre para dizer e fazer o que bem entender, mais acho de uma pieguice
exagerada ao quadrado, quando a gente entra no facebook e encontra alguém endeusando
o Ex-Ministro Joaquim Barbosa, por ter somente cumprido a sua obrigação como
servidor publico, ao condenar os ¨supostos mensaleiros¨ do PT, que alias,
deveria ser igual para todos, ricos e pobres essa boa vontade, sem distinção
alguma. Ou defendendo a volta da ditadura militar, onde quem só não viveu este período
e não leu nada sobre o assunto, poderia aventar uma ¨ideia de jerico¨ destas.
Pois, só quem não leu um livro de historia ou assistiu a um documentário sobre
o tema, não sabe, que não só no Brasil, mais no Chile, Uruguai, Argentina e
tantos outros países vizinhos as ditaduras militares causaram a morte de
milhares de pessoas, independente de ideologias partidárias, bastava só
discordar do regime.
No entanto, dá muita tristeza
ver pessoas de esquerda declarando ódio a pessoas de outros partidos adversários,
tratando-as como se fossem leprosas ou como se fossem cidadãos de segunda
classe. Perai! Se quiserem convencer as pessoas de que suas ideias estão
certas, seria mais proveitoso se utilizassem a arma correta, o argumento. E
isso não se faz com ódio, assim se estará afastando as pessoas, ao invés de
conquista-las.
Enfim, não sei se é a idade,
ou a experiência pratica e de militância que me diz isso, mais acredito, que
ideologia, posição política, ou seja, lá o que for, molde o caráter de alguém. Acredito que existam canalhas na esquerda e
honesta na direita. Ou ao contrario, tanto faz. Os fatos históricos infelizmente
nos mostra a realidade dos fatos.
Assim concluo dizendo uma
coisa que ouvi de um amigo que é muito sincero e sábio. ¨Reinaldo Azevedo e
Olavo de Carvalho não me representam, muito menos Emir Sader e Marilena
Chaui¨. E eu acrescento: Prefiro o José
Paulo Neto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário