quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sobre esquerda, direita e outras coisas – 01



Tenho muitos amigos, todos eles de matizes diferentes; esquerda, direita, centro, punks, anarquistas, enrolados, esquisitos, etc. Meu perfil ideológico é de esquerda, mais não tenho nada contra alguém que tenha uma opinião diferente da minha, desde que, não me ofenda e muito menos espalhe mentiras ou discrimine alguém próximo de mim, seja por motivos de raça, gênero, orientação sexual e principalmente ideologia política e partidária. Afinal vivemos numa democracia e ninguém pode ser rotulado como inferior ou de caráter duvidoso pelos motivos expostos.

Já tenho os meus candidatos definidos e certamente irei lutar para que tenham uma quantidade de votos expressivos. E certamente, não irei atrapalhar os outros que estarão fazendo o mesmo.

Porem existe uma coisa que vem me irritando profundamente. E não é de hoje, e que eu já fiz muito e depois de perder boas amizades e levar algumas chamadas de autoridades, eu entendi que as coisas não funcionam como a gente acha que é. É essa tal mania de as pessoas ficarem se digladiando nas redes sociais, seja para defender um ponto de visita ou um partido qualquer.

Como disse anteriormente, todo mundo é livre para dizer e fazer o que bem entender, mais acho de uma pieguice exagerada ao quadrado, quando a gente entra no facebook e encontra alguém endeusando o Ex-Ministro Joaquim Barbosa, por ter somente cumprido a sua obrigação como servidor publico, ao condenar os ¨supostos mensaleiros¨ do PT, que alias, deveria ser igual para todos, ricos e pobres essa boa vontade, sem distinção alguma. Ou defendendo a volta da ditadura militar, onde quem só não viveu este período e não leu nada sobre o assunto, poderia aventar uma ¨ideia de jerico¨ destas. Pois, só quem não leu um livro de historia ou assistiu a um documentário sobre o tema, não sabe, que não só no Brasil, mais no Chile, Uruguai, Argentina e tantos outros países vizinhos as ditaduras militares causaram a morte de milhares de pessoas, independente de ideologias partidárias, bastava só discordar do regime.

No entanto, dá muita tristeza ver pessoas de esquerda declarando ódio a pessoas de outros partidos adversários, tratando-as como se fossem leprosas ou como se fossem cidadãos de segunda classe. Perai! Se quiserem convencer as pessoas de que suas ideias estão certas, seria mais proveitoso se utilizassem a arma correta, o argumento. E isso não se faz com ódio, assim se estará afastando as pessoas, ao invés de conquista-las.  

Enfim, não sei se é a idade, ou a experiência pratica e de militância que me diz isso, mais acredito, que ideologia, posição política, ou seja, lá o que for, molde o caráter de alguém.  Acredito que existam canalhas na esquerda e honesta na direita. Ou ao contrario, tanto faz. Os fatos históricos infelizmente nos mostra a realidade dos fatos.


Assim concluo dizendo uma coisa que ouvi de um amigo que é muito sincero e sábio. ¨Reinaldo Azevedo e Olavo de Carvalho não me representam, muito menos Emir Sader e Marilena Chaui¨.  E eu acrescento: Prefiro o José Paulo Neto.